sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Trocas e mais trocas... e também os Saldos!

Após as correrias de Natal, há sempre aquele presente que inevitavelmente temos de trocar.

Ao comprar algo para oferecer tive o cuidado de perguntar a data limite para devolução. Acho completamente ridículo que nos limitem até ao fim do ano. Compreendo que as lojas tenham de fazer o balanço anual de stocks no final do ano e até aceito a desculpa que vêm aí os saldos e depois é complicado, mas realmente está mal! Dá-se a prenda no dia 24 ou 25, às vezes mais tarde, e quem recebe tem menos de uma semana para trocar quando legalmente deveria ter 15 a 30 dias!?

Outra coisa que me irrita é a obrigatoriedade em algumas lojas de apresentar o talão de compra para a troca! Ora se ofereço um presente a alguém e lhe retiro o preço da etiqueta é porque não fica bem dar esse conhecimento a quem o recebe! Se bem que alguns estabelecimentos já adoptaram, e bem, a técnica do talão de troca sem preço, há muito boa gente que se vê obrigada a pedir o recibo a quem lhe oferece a prendinha ou a ficar com o artigo para não não dar bandeira (depois admiram-se de haver reciclagem de prendas no ano seguinte!!).

Depois vem o stress da própria troca. Esta semana desloquei-me a um shopping para esta tarefa difícil. Antes dos saldos oficiais algumas lojas já promovem descontos até 40%! Era ver montanhas de roupa, qual autêntica feira, pessoas empenhadas a descobrir a melhor pechincha numa pinha que chegava ao tecto, lojistas completamente aluadas com tamanha desarrumação (para não falar do mau feitio quando se pede ajuda!), entre outros episódios que se podem assistir nas saldonovelas. Já devem ter reparado que odeio compras e ainda mais detesto confusões dos saldos!!!